A prática de atividades físicas é muito importante e hoje existem muitas opções para quem deseja melhorar a qualidade de vida. Uma delas é a corrida. Algumas pessoas gostam tanto de correr que se tornam esportistas, correndo em campeonatos.
Mas às vezes alguns problemas de saúde surgem e é necessário fazer uma cirurgia. Atualmente, uma das cirurgias mais utilizadas é a laparoscopia. Mas para quem gosta de correr, uma cirurgia significa a interrupção dessa atividade.
Mas e no caso da cirurgia laparoscópica? Será que ela ajuda ou piora a vida de um corredor? Com quanto tempo é possível voltar a correr após a realização dessa cirurgia? Neste artigo, você vai saber mais sobre isso com detalhes. Confira!
A cirurgia laparoscópica é um procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado por meio de pequenas incisões no abdômen. Para isso, são utilizadas pinças com diâmetro variando entre 5mm e 15mm, além de uma câmera que transmite as imagens na cavidade abdominal.
Assim, o médico pode realizar a cirurgia com mais precisão e ter sucesso no procedimento.
Há muitas situações em que a cirurgia laparoscópica é necessária. Isso o médico é quem vai determinar, pois em alguns casos, dependendo da situação do paciente, a cirurgia ainda pode ser feita de abdômen aberto.
Mas a cada dia que passa, a cirurgia laparoscópica tem sido a preferência entre as equipes médicas, já que a recuperação do paciente é mais rápida e oferece menos complicações.
Entretanto, a cirurgia laparoscópica pode ser feita em casos que envolvem a região pélvica, para retirada do apêndice, cirurgia das vias biliares, na região do pâncreas, vesícula, esôfago, intestino, baço, estômago, além da cirurgia bariátrica.
Como dissemos, a recuperação do paciente neste caso é bem melhor do que uma cirurgia aberta, mas ainda assim, requer cuidados, especialmente se você é apaixonado por corrida.
É preciso seguir as orientações médicas para evitar qualquer tipo de complicação. Não fazer esforço físico de forma alguma, isso envolve atividades domésticas, exercícios físicos, relações sexuais ou qualquer outro esforço.
Alguns acham que por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, poderá voltar a correr dias depois, mas não é assim, é preciso passar por uma avaliação médica para ter a autorização para voltar a correr sem risco de futuros problemas.
Por isso, é fundamental que você consulte o seu médico após a cirurgia laparoscópica. Mas no geral, quando não há nenhuma restrição médica, as pessoas que praticam essa atividade voltam a correr depois de 45 dias.
Porém, esse tempo pode mudar de acordo com cada corredor. Se for uma pessoa que corre profissionalmente e que precisa praticar treinos intensos, o tempo para isso pode ser maior que 45 dias.
Após a realização da cirurgia laparoscópica, o tempo necessário para voltar ao trabalho é de 40 dias. Mas quando o trabalho é praticar corrida, esse tempo será definido pelo profissional médico.
Corrida e Sono: Como Melhorar Seu Descanso para Resultados Surpreendentes
Os Melhores Colchões para a Saúde de Corredores
5 provas de esportes que exige o uso de capacete
Reposição hormonal: conheça como pode ser feita
Veja aqui a importância de fazer check-ups e consultas médicas!
Enfermagem Desportiva como influência para a saúde de corredores – Saiba tudo aqui!
Conheça alguns esportes que podem ser praticados em casa