O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação que padronizou o ingresso do nível superior para os estudantes brasileiros. A pontuação alcançada pode realizar o sonho de conquistar um diploma de graduação. Por isso, é preciso que os participantes confiram todos os dados no sistema corretamente e consigam uma nota alta. Você sabe como conferir o resultado do ENEM? Saiba como a seguir.

O que é o ENEM?

O ENEM é um exame que avalia o aprendizado dos conteúdos do ensino médio e utiliza a pontuação alcançada para distribuir as vagas no ensino superior para rede pública e privada.

A maioria das instituições utiliza o sistema do Enem para preencher as suas vagas. Existem muitas possibilidades para usar a sua pontuação do exame e você precisa saber como!

Para participar da prova, é necessário se inscrever no ENEM durante o período indicada. No site oficial, você verá informações como local de prova, data e hora.

É através do mesmo sistema digital que você verá o resultado do Enem, mas para saber do resultado das vagas de graduação, são utilizados outro sistema.

Como utilizar a nota do ENEM?

O resultado do ENEM pode ser utilizado de diversas formas, entretanto, as mais populares são as plataformas do SISU e do PROUNI. O Sistema de Seleção Unificada é dirigido ao ingresso no ensino público, e o Programa Universidade Para Todos é voltado para o ensino na rede privada.

Cada sistema irá dispor de uma plataforma diferente e de datas de funcionamento diferente, por isso, é preciso ficar atento no tempo de inscrição de cada programa.

Você irá utilizar a sua nota do exame para concorrer nos sistemas de distribuição de bolsas. Em ambas as situações é possível escolher duas opções de curso, mas é importante lembrar que o sistema dará prioridade a primeira delas.

Como ver o resultado?

Se a sua pontuação for superior a nota de corte do seu curso selecionado, você poderá garantir a sua graduação. Para conferir o resultado SISU, você deverá acessar o site do sistema durante o período de divulgação.

O mesmo ocorre para a distribuição de bolsas pelo PROUNI. É necessário acessar a plataforma digital no período de divulgação anunciada, que não é o mesmo do Sistema de Seleção Unificada.

É importante ressaltar que você pode se inscrever com a mesma nota do Exame Nacional do Ensino Médio para se inscrever em amos os sistemas na entrada do meio do ano.