O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio. Através do sistema de avaliação, bolsas de estudo no ensino público e no ensino privado são distribuídas ara estudantes que desejam ingressa no nível superior. Quanto mais concorrido o curso, maior será a nota que você terá que tirar para garantir a sua vaga, como é o caso do curso de medicina. Está se perguntando quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina? Entenda mais sobre o assunto lendo o texto a seguir.

Ponto de Corte

Para entender a pontuação que você alcançar em cada curso, é importante compreender o sistema de avaliação. Para garantir o seu ingresso em uma universidade, a nota que você conseguir deve ser superior a nota de ponto de corte do curso.

Por exemplo, se a oferta é de 30 vagas e a menor nota a preenchê-las é 689.12, isto significa que para estar entre os aprovados, a sua nota tem que ser superior a última nota a entrar. O ponto de corte é atualizado todo dia durante o período de inscrição e o candidato deve conferi-la.

Prouni

O Prouni é o Programa Universidade Para Todos e é através deles que os alunos participantes do Enem podem concorrer a bolsas de estudo no ensino privado.  Para o estudante ingressar em um curso em 2020, por exemplo, será necessário superar nota de corte Prouni 2019.

Para calcular a nota de corte, você deve considerar a pontuação da própria universidade e as modalidades de cota e ampla concorrência.  Outra modalidade a considerar é a bolsa integral e a bolsa parcial. Então para cada uma destas situações, haverá um ponto de corte diferente.

Por exemplo, o curso de medicina em 2018 teve uma média de ponto de corte para ampla concorrência no Prouni foi de 636,90, enquanto na modalidade de cota foi de 709,56. Informe-se quanto a universidade de sua escolha e fique de olho no resultado Prouni!

Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada e facilita o acesso dos estudantes às bolsas no ensino público. Assim como no Prouni, para garantir o ingresso em uma universidade pública, o aluno deve atingir uma pontuação superior a nota de corte do Sisu.

Ao se inscrever no sistema, o aluno terá acesso diário as notas de corte que irão surgir de acordo com os alunos que se candidatem à vaga. Para quem quer calcular a pontuação passada, confira abaixo a menor nota necessária para algumas regiões:

  • Salvador – 672,05
  • Belo Horizonte – 681,94
  • João Pessoa – 671,36
  • Recife – 653,96
  • Rio de Janeiro – 703,86
  • Brasília – 694,15
  • São Paulo – 819,92