O licenciamento do veículo é um documento fundamental para qualquer proprietário de automóvel, pois funciona como uma identidade do mesmo.  Além disso, garante que o seu veículo pode circular nas ruas. Vale mencionar que quem não cumpre o licenciamento, está sujeito à algumas consequências.

Saiba a seguir dos principais motivos que podem barrar o licenciamento de veículos e entenda porquê você deve realizá-lo:

O que é o licenciamento do veículo?

Também conhecido como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o licenciamento deve ser realizado anualmente e é obrigatório. Além de ser necessário realizá-lo todo ano, o seu porte também é obrigatório enquanto estiver guiando um automóvel.

O licenciamento é o único documento que pode comprovar que o seu veículo está em condições regulares para circular, atendendo às normais de segurança. Geralmente, esta taxa gira em torno dos R$ 200, podendo ser diferente em alguns estados. Confira:

Não é sua região? Verifique as informações com o Detran do seu estado e saiba quanto às datas e valores!

Quais os motivos que podem barrar o licenciamento?

O licenciamento do veículo deve ser realizado anualmente, mas para isto, você deve saber que ele depende de outros documentos. Você sabe quais são? Veja abaixo o que pode barrar o licenciamento do seu veículo.

IPVA

O IPVA corresponde ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos e, assim como o licenciamento, deve ser cumprido anualmente pelos proprietários de veículos. Este imposto é obrigatório e não cumpri-lo, além de gerar multas, não permite que o motorista realize o licenciamento do seu veículo.

Além disso, circular com IPVA em atraso e sem a documentação atualizada, pode levar o seu veículo a ser apreendido. Os custos da apreensão são de responsabilidade do proprietário.

DPVAT

Outro valor obrigatório a ser cumprido pelo proprietário é o DPVAT. O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres deve ser pago no começo do ano, junto ao IPVA.

Como é de quitação obrigatória, não cumprir o pagamento do DPVAT impede que você tire a CRLV do seu veículo e também pode gerar a cobrança de multas.

Multas

Estar com alguma pendência com o Detran também é um dos fatores que pode barrar o licenciamento do seu automóvel. Tanto às multas por não cumprimento dos impostos obrigatórios, como as multas de trânsito impedem a emissão do CRLV.

Vale mencionar que o atraso dos impostos gera porcentagem de juros em cima do valor base deles e a documentação vencida pode gerar cobrança de mais multas.