O Prouni é um programa que facilita o acesso ao ensino de qualidade. Com este recurso, os alunos podem começar a estudas em faculdades particulares por um curso acessível. Muita gente já se beneficiou das bolsas do Prouni, mas será que você pode utilizar esta ferramenta para começar a sua pós graduação? Entenda esta e outras dúvidas a seguir:

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos foi desenvolvido para distribuir bolsas de estudo na rede privada.  Seu maior objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior para os estudantes de todo o país.

A inciativa é totalmente voltada para as vagas da rede privada, enquanto o Sisu, é responsável pela distribuição de vagas na rede pública. Com o Prouni, o estudante pode conseguir uma bolsa parcial ou integral nas melhores instituições do país.

Como o programa funciona?

Após a sua participação no Enem e da divulgação de sua nota, você deverá se inscrever no Prouni. O programa é voltado para os estudantes de baixa renda, por isso, dispõe de alguns requisitos, como renda baixa e ter concluído o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsista integral.

Quando você se inscrever no Prouni, terá de escolher duas opções de curso para concorrer a uma vaga. Só serão selecionados os alunos que superarem a nota de corte do curso escolhido. Esta nota será lançada diariamente durante os dias de inscrição, dependendo da nota dos candidatos inscritos para cada curso.

Posso conseguir uma bolsa para pós-graduação?

O Prouni é totalmente direcionado para o nível superior de ensino, entretanto apenas para graduação, por isso não é possível usá-lo na pós. Mas vale lembrar que existem outras iniciativas que podem ajudar você, como o Quero Bolsa 2020que distribui bolsas de estudo.

Outro programa que você pode utilizar para pagar menos na mensalidade é o Educa Mais Brasil 2020O programa proporciona bolsas de estudo de até 70% nos mais diversos níveis de ensino e você recebe desconto até o final do curso.

Qual a diferença entre Prouni e Sisu?

Como mencionado acima, o Prouni é o programa que distribui vagas para a rede particular, enquanto o Sisu, na rede pública. Com o Prouni, o estudante pode pagar menos ou até não pagar nada. O Sisu só dispõe vagas gratuitas.

As datas de inscrição e divulgação de resultado também são diferentes. Geralmente, a inscrição para o Sisu começa antes, em janeira e logo após, vem a do Prouni.