A prova do Encceja está para acontecer e o número de inscritos surpreendeu os dados do Inep. O objetivo da inciativa é proporciona certificação para quem não conseguiu concluir o ensino fundamental e médio. Mas o que justificaria esse aumento da participantes no exame?

Encceja é a sigla para o programa Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O objetivo do programa é oferecer um certificado para os estudantes que não puderam concluir a escola.

Mas não são todos os estudantes que podem participar da prova! Antes é preciso estar de acordo com as exigências do Encceja. Veja abaixo:

  • Para a certificação do ensino fundamental, o candidato deve ter ao menos 15 anos;
  • Para a certificação do ensino médio, o candidato deve ter ao menos 18 anos.

Para quem quer fazer a prova e ainda não está dentro da faixa etária estabelecida, vale lembrar que as idades minimas para cada categoria mencionada a idade deve ter sido completada até o dia da avaliação.

O Inep é o órgão responsável pela execução do Encceja e recentemente lançou dados que apontam um grande aumento no número de inscritos no programa.

Mas o que poderia justificar esse aumento?

Apesar de estar ativo há algum tempo, nem todo mundo conhece o Encceja. Entretanto, esta opção está ficando mais popular e por isso, o público tem procurado sobre as inscrições. Além disso, é uma alternativa para quem já está fora da escola há algum tempo.

Geralmente, o edital do exame é lançado em maio, mas para acompanhar com precisão as data das inscrições Encceja 2020 é necessário acompanhar o site.

A prova do Encceja é uma das formas mais fáceis de conseguir o seu certificado, além de se ruma inciativa gratuita. por isso, é preciso se preparar para conseguir uma boa pontuação.

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é realizado em dois períodos do dia: manhã e tarde. Os estudantes devem responder 40 questões objetivas em cada turno totalizando 60 questões, e mais uma prova de redação.

Os assuntos abordados estarão relacionados com o ensino fundamental e médio, e para ajudar os estudantes a relembrar o que deve ser estudado, o Inep disponibiliza o Livro do Estudante para que você dominar os conteúdos.

Você pode se preparar para a prova de redação utilizando os temas antigos lançados pelo Encceja. Assim como também pode utilizar as verões anteriores da prova objetiva.